Caos no Rio




Neste dia de chuvas fortes do Rio de Janeiro vimos discursos de nosso governador, nosso prefeito e alguns membros que são considerados formadores da opinião pública se aproveitar da tragédia ocorrida na região metropolitana para defender  ações de choque de ordem.

Vimos o governador declarar que é para evitar estes problemas que temos que murar as favelas, pois fica a pergunta, como murar um local impede que este local sofra de cheias?

Outra pergunta que fica mal respondida em todo esse discurso é , se a favela é culpada e o problema é removê-la, porque lugares que não são favelizados e que tem (de qualidade ou não) infra-estrutura também sofreram com a enchente?  Por que os ônibus pararam de circular em diversos pontos da cidade?
Av brasil é um pista planejada, é uma BR uma RJ e mesmo assim sofre com os problemas da chuva, isso é culpa das favelas ou será de um planejamento mal elaborado de infraestrutura urbana aliado a uma violenta chuva?

Não teria sido mais correto para um governo diante um problema desses chegar na Televisão e declarar que está sendo elaborado junto a engenheiros técnicos e universidades publicas um processo de pesquisa e trabalho de melhoria de infra-estrutura para encarar essas mudanças climáticas? Mas não, ao invés disso aparece com uma atitude de culpar sempre o miserável pelas desgraças que com ele ocorre simplesmente desconsiderando que aquele miserável que ali mora, só mora porque é necessário para a manutenção do sistema e da cidade funcionando como tal. 

falar em remover, tudo bem, remoções de moradores de área de risco é uma possibilidade, mas remover para onde? terá infra-estrutura para os locais assentados ou será apenas um estocar de seres humanos em outro lugar? as pessoas conseguiriam manter suas relações sociais e de trabalho ou serão lançadas em uma casa no meio de lugar nenhum sem acesso decente a bens e serviços da cidade.

Alem de ignorar que o problema é muito maior que o ocorrido,  e que há soluções possíveis, em muitos lugares do mundo vemos isso, e que não parecem ser apresentados aqui. Sérgio Cabral, hoje você viveu seus dias de Serra,  ambos tem como sorte uma relação de amizade com a mídia, que vende para o povo brasileiro a inocência de seus governos e que a culpa do problema é um fator externo,  deixando sob o ventilador todas as falhas de planejamento urbano e social que apresentam, gastamos milhões pra fazer carnaval, corridas de automóveis, campanhas de olimpíadas e quase nada de infra-estrutura. 




Postar um comentário

0 Comentários