Pequeno comentário sobre o apoio explícito da mídia a candidatura de Serra.

Algumas coisas que vi nestes últimos dias me compeliram  a vir a frente do PC para, mais uma vez,  falar de política. Já faz um tempo que ando escutando comentários por todos os cantos acerca do apoio explicito da mídia a campanha presidencial tucana. Há algum tempo já tinha postado neste mesmo blog um imagem cômica sobre a mídia e a eleição presidencial anunciando o que estaria por vir (ou seja o apoio descarado da mídia empresárial  a José Serra "Burns").

Como havia previsto a campanha midiática pró Serra começou, e descaradamente. Escrevo esta matéria, não por ser um crente ou adepto da isenção política da imprensa. Pelo contrário, escrevo para desmarcar esta falsa doutrina da imparcialidade da imprensa que tanto é defendida e paradoxalmente contrariada  pela mídia brasileira. Mídia que nada mais faz, do que defender os valores e interesses políticos-sociais anti-populares da elite brasileira.

O conteúdo de uma matéria do blog "conversa afiada" e em um email que recebi de uma lista de emails sobre a luta do movimento negro merecem aqui serem divulgados. Pois são belas evidências do início das ações da frente de direita composta pelo partido "midiático" e o PSDB.

O Email que recebi falava da cobertura hiper-parcial pró-Serra da eleição presidencial.
Analise as capas da revista Veja (postadas abaixo) e tire suas conclusões.


  • Foto preto e branco que transformam a imagem em algo mais rude.
  •  Foto da candidata sem muito tratamento de correção digital.
  • Foto de uma expressão facial não carismática, tirada de um ângulo extranho que causa estranheza.
  • Detalhes em vermelho que tornam a imagem mais agressiva e desagradável ao olhar.
  • Pequenas chamadas que associam a candidata Dilma aos "radicais do PT" (que por sinal, já são alvos antigos da revista veja. Que já os comparou até a Cerberus, o cão de três cabeças que guarda as portas do "inferno").
  • Outra pequena chamada que associa a candidata a ideologia (no dicionário criado pela mídia, que já atingiu o subjetivo do senso comum, significa fanatismo).
  • E uma grande chamada que colocada fora de contexto como feito pela revista, parece apontar para uma postura de estupidez e desleixo da candidata.


  • Foto colorida que realça o sentimentalismo da imagem.
  • Foto bem tratada por um programas de correção digital de imagem, tirada de um ângulo que transmite naturalidade.
  • Cores equilibradas agradáveis ao olhar, imagem sóbria.
  • Uma grande chamada anunciando uma fatalista era pós-lula.
  • Pequena chamada que aponta positivamente o preparo de Serra para ser presidente da república.

Abaixo alguns links do blog "conversa afiada" que falam de um vídeo da globo que explora o mesmo lema da campanha de Serra "o Brasil pode mais". Mensagem muito mais que subliminar, não?

A matéria que compara o vídeo de propaganda de 45 anos da rede globo ao discurso e lema da campanha de José Serra:

A globo retirou o vídeo do ar e do seu canal online.



Mais ainda podemos acompanhar a discussão. Aqui vão alguns posts do mesmo blog que comentam a polêmica e seu desfecho.

(Comentário sobre a manipulação e a defesa mentirosa da globo frente a acusação de propaganda eleitoral) http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/04/19/a-globo-mentiu-de-novo-ela-sabia-do-slogan-do-serra-quando-gravou-o-clip-para-o-serra/

(Comentário sobre a retirada do vídeo do ar)

Preparem-se, chumbo ainda muito mais grosso vem por aí.


Digite aqui o resto do post

Postar um comentário

0 Comentários