Para que serve um deputado ?

 

A pergunta do Tiririca me deixou intrigado e com necessidade de escrever uma breve postagem reflexiva. Para que serve um deputado? chegando lá eu te explico - consegue ser um insulto engraçado que levará ao poder legislativo uma figura, que admiro como palhaço e humorista, mas cuja função nesta eleição está sendo: levantar legenda e colocar um suplente, que não sabemos quem é, no poder.

A tendencia é votarmos em alguém que conhecemos, ou pensamos conhecer e daí surgem duas possibilidades claras: ou votamos em um famoso (como tiririca, Romário, Mulher melão), ou votamos no chamado candidato do bairro. Não quero aqui discutir sobre quem é melhor a se votar mas apenas refletir junto com o leitor a respeito do efeito disso; citando a pergunta do candidato tiririca: Para que serve um deputado?

O trabalho de um deputado é importantíssimo, e sobrepuja, isto é, vai além de, piadas ou cuidar de seu bairro, o deputado é um político que trabalha diretamente sobre seu estado (seja estadual) sobre seu país (seja federal) não cabe ao deputado executar coisas como plantar árvores na sua rua ou pôr iluminação pública no seu bairro, mas cabe a ele promover leis , trazer debates que tenham caráter mais amplo de ação.

Pensemos nisto: Seria justo que em um estado como o Rio de Janeiro, fosse eleito alguém para defender apenas os interesses do seu bairro?  coisa que uma secretaria pública qualquer já pode fazer sozinha? pensar assim é assumir que um deputado não precisa de um trabalho profundo, é pensar apenas no seu próprio umbigo, esquecer que o estado é a soma de nós e dos outros, ao mesmo tempo também assusta votos como o do Tiririca.

Por que o Tiririca é perigoso? não falo por mal, me divirto com o personagem, rio da propaganda dele, fico vendo direto, mas é perigoso que ela seja eleito, pois no brasil o voto a deputado puxa legenda, isto é, o voto no deputado é o voto no partido, e definindo as eleições isso definirá quantas cadeiras cada partido ocupará, logo se o tiririca do partido x ganhar um milhão de votos e o joão das couver do partido x ganhar 2 votos e o partido y puser dois candidatos com 100.000 votos cada pelas contas o partido x terá direito a ocupar mais cadeiras e com isso o candidato de 1 voto só pode entrar e o candidato do partido y que pode ocupar menos cadeiras não possa entrar.

Então, nas eleições vamos nos preocupar em entender que o melhor político é o que promove mudanças estruturais, não pequenas reforminhas na casa. O ideal é conhecer o programa do partido, o partido, a corrente que o politico segue, a opinião e proposta do mesmo e caso ele já tenha algum mandato, o trabalho dele nesse mandato e do partido no mandato.

e haja o que houver, muito cuidado com a mídia

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Boa tarde! Temos que estar atentos para a importância das nossas escolhas nas eleições. E cobrar, exigir nossos direitos e as promessas feitas em campanha política.
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir