"Comédia Russa" com Os Fodidos Privilegiados

Depois de 4 anos realizando projetos individuais, a companhia teatral carioca Os Fodidos Privilegiados voltam aos palcos com “Comédia Russa”; escrita por Pedro Brício, para o grupo e dirigida por João Fonseca. A trama mostra uma repartição pública russa e seus funcionários. Na história uma ex hippie-namorada de Jimmy Hendrix, uma alcoolatra-consumista dona de Centro Cultural Naif, uma secretária fã de Star Wars, um boy estrangeiro que murmura de vez em quando, uma dupla de policiais investigativos que não resolvem casos há meses... e por aí vai.

O texto possui muitos personagens e explora muitas ações, ocasionando uma duração longa, podendo ser resultado da preocupação do autor em escrever personagens para todos os atores da companhia. Mas isto não tira a qualidade nos diálogos e o desenvolvimento das tramas. Algumas cenas criam ‘barrigas’ e tiram o foco dos principais acontecimentos da peça.

Ao mesmo tempo em que diverte os espectadores com o humor irreverente, que é confirmado através do timming da companhia. Nenhuma das tramas e investigações têm seus desfechos. Aos poucos os funcionários são mortos ou se matam e as investigações não são solucionadas. Outro fato que não é consumado é o desvio de verba da repartição, os espectadores sabem ou presumem o que aconteceu ou quem é o culpado. Estes pontos em aberto não atrapalham a finalização da narrativa.

Pedro Brício escreveu uma peça que poderia ser mais enxuta, seu final foi prolongado. No clímax, o espetáculo acaba para os espectadores, mas após esta cena ele continua; o final é um epílogo. Belo epílogo: dois funcionários aplaudindo o por do sol, enquanto a luz apaga em fade out. O cenário deNello Marrese é composto por grandes arquivos que possuem dentro a ambiência das cenas. Como um banheiro ou girassóis que compõem os jardins. Tais arquivos são manipulados pelo contra regra e pelos atores.




Nas entradas, eles montam o cenário, configurando a locação da cena; com a música de André Abujamra como trilha, que reflete o senso de humor do grupo em brincar enquanto mudam o cenário. Os espectadores podem perceber a sintonia e generosidade da companhia, mesmo que com atores convidados. Os Fodidos Privilegiados são um grupo coeso e consistente, e que adicionando seu talento e humor, consegue driblar os excessos do texto e montar um espetáculo divertido à sua maneira. E além disso, é sempre muito bom vê-los encenando juntos nos palcos cariocas.


Comédia Russa
Reestreia: 30 de outubro no Centro Cultural da Justiça Federal
Texto: Pedro Brício
Direção: João Fonseca
Elenco: Natália Lage, Rodrigo Nogueira, Alexandre Pinheiro, Cristina Mayrink, Daniela Olivert, Filomena Mancuzo, Marcos Corrêa, Ricardo Souzedo, Roberto Lobo, Rose Abdallah e Thelmo Fernandes.

Postar um comentário

0 Comentários