Cloud Computing, revolução ou monopólio?

           Há uma mega corporação por trás das nuvens

        Uma dos debates contemporâneos mais marcantes está relacionado aos processos de cloud computing, a chamada computação em nuvem; o processo consiste em se utilizar do máximo possível dos bancos de dados dos servidores tanto no que diz respeito a programas quanto arquivos pessoais. Em outras palavras isto é o equivalente a utilização de um servidor profissional no local do hardware tradicional dos computadores pessoais.

         Como discurso a favor tem-se o “barateamento” da tecnologia de equipamento que teríamos que ter em casa, um caomputador já não necessitaria de processadores memórias ou HDs potentes, sendo utilizado o mínimo possível, consideram como outro valor o fato de independermos dos computadores pessoais para acessarmos qualquer arquivo pessoal visto que este estaria em um provedor central e seria distribuído em rede, podendo ser acessado de qualquer aparelho.

nossas informações nas mãos de terceiros

         Em um principio de leitura e conhecimento os pontos pró podem se apresentar a nós como uma certa “revolução” tecnológica porém algumas questões devem ser consideradas; diferente de um sistema P2P onde as informações em rede são descentralizadas em diversos computadores pessoais, o cloud computing vem com sua tecnologia de redução de hardware a retirar esse potencial, e trazer de volta uma outra centralidade: todos os dados sairão de um sistema central, como o google, informações pessoais, de trabalho, quaisquer dados de nossas vidas sairão da segurança de um hardware pessoal e passarão para um hardware pertencente a uma grande corporação; ao mesmo tempo quaisquer arquivos que a nós interessa a troca através da rede passará das mãos de um sistema verdadeiramente horizontal e descentralizado para as mãos de um sistema centralizado nesta mesma corporação.

hoje - HD do PC: arquivos privados      P2P: arquivos compartilhados e descentralizados

amanhã - cloud computing: arquivos centralizados em HD de uma corporação

          Neste parametro devemos nos questionar a respeito da atuação destas corporações,  cito como exemplo o google, que pode ser nosso verdadeiro big brother com seu gmail, google docs, orkut, wave, streetview e outros, nos pondo nas mãos de interesses políticos diversos (não digo apenas governamentais), sem que sequer saibamos por onde está passando nossas vidas.

         É preciso pensarmos com muita cautela a respeito do cloud computing para que ele não represente um retrocesso  no sistema de comunicação em redes .

recomendamos a leitura da entrevista de Brad Templeton que segue no link abaixo:

  http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/999/12/31/o-cloud-computing-tem-um-lado-profundamente-mal/

 

Postar um comentário

4 Comentários

  1. temo pelos meus dados e pelos programas piratas que não vai ter mais, já que tudo estará em rede.

    acho que isso nos obrigaria a rumar para softwares abertos e isso seria bom, mas vamos ficar atrasados comparando com o resto do pessoal que vai usar o cloud computing.

    será que as empresas de hardware vão parar de fazer PC acessíveis com memória?

    ResponderExcluir
  2. Com novas tecnologias brevemente disponíveis, será possível até alguém se estabelecer com fornecedor de Cloud Computing com ZERO de ativos físicos. É possível uma empresa se estabelecer como fornecedor de cloud que transformam todos os datacenters e provedores de cloud atuais em fornecedores de recursos. Esta tecnologia vai criar uma verdadeira FEDERAÇÃO NAS NUVENS, onde todos podem fornecer recurso, mas voce terá um único ponto de acesso. Quem montar a primeira FEDERAÇÃO NAS NUVENS terá chances de dominar o mercado pois começará utilizando recursos de terceiros e terá um poder de negociação fantástico e através dele vai promover uma drástica redução de custos. Aguardem para breve a tecnologia que vai permitir criar a FEDERAÇÃO NAS NUVENS.

    ResponderExcluir
  3. "Quem montar a primeira FEDERAÇÃO NAS NUVENS terá chances de dominar o mercado pois começará utilizando recursos de terceiros e terá um poder de negociação fantástico e através dele vai promover uma drástica redução de custos."

    e por isso a chance de monopólio se tornará muito clara, considerando que a google já começou primeiro, e ninguem poderá ser fornecedor partindo do zero, pois precisaremos de equipamentos para tal, hardware potentes, que se o mercado quiser coloca a preços exorbitantes tirando a possibilidade de democratização do hardware, deixando assim o mercado de HD em uma estratificação mais alta da sociedade global e o resto do povo a mercê de ter todos os seus dados sempre vagando nas redes de terceiros onde juridicamente não temos mais o controle pleno desses dados.

    ResponderExcluir
  4. eu tenho medo da computação em nuvens...
    até quando meus dados serão preservados?
    o q poderão fazer com eles?

    ResponderExcluir