feliz ano novo, na luta ou na paz

 

191418250

Neste Natal, façamos como nosso amigo Latuff : vamos abrir nosso coração e encontrar a verdadeira paz de INRI CRISTO.

Começo esta postagem de fim de ano, mas sei que não será a ultima postagem do ano (espero) falando um pouco a respeito do linhas de fuga. Foi com prazer que este trabalho iniciado pelo Coletivo Cultural Consciencia Criativa – C4 ,tendo como foco inicial ser um espaço de pequenos pensamentos produzidos pelo coletivo, em um prazo curto de tempo ganhou as dimensões que ganhou.

Hoje o linhas de fuga congrega uma pequena multidão de pensadores, poetas, artistas, críticos, que vivenciam este mundo com os olhos militantes. Grupo este que se estrutura em grande parte de forma horizontalizada, muitos de nós sequer nos conhecemos pessoalmente, somos o que o Sr. Malcolm Gladwell chamou de Elos Fracos em seu  A revolução não será Twitada, e sendo elos fracos estruturamos este blog para fornecer a nossos leitores um pensamento de qualidade.

Aproveito aqui para me questionar sobre o termo Elo fraco designado para essas interligações em redes virtuais, concordo em parte, deixando como ressalva o fato de que a militancia virtual é uma realidade vigente que perpassará por um futuro próximo ganhando muito mais força a cada dia, e que ela atua como militancia complementar a ações em tempo real. E lembro também que vínculos fortes não são necessariamente sinônimos de eficiencia de ação.

Lembramos que as redes virtuais são redes de comunicação e não de informação, diferente de uma TV ou um jornal escrito a mensagem não é constituída, é constituinte, estando sempre em construção, conforme todo pensamento humano se elabora.

Lembramos que o mundo contemporaneo nos traz toda um conjunto de ferramentas de comunicação que nos possibilita até o momento, a democratização do conhecimento, o direito ao anonimato e a possibilidade de um terreno de fluxos rápidos onde o tempo se resume ao instantaneo e a distancia se anula. Vivemos em um momento onde a comunicação toma novas formas de atuar no mundo, formas estas que os grandes meios ainda não foram capazes de controlar e que portanto devemos utilizar, nos apropriando e subvertendo seu uso em favor do que cremos ser bom a sociedade,  e deixando assim o espaço aberto a criticas e pensamentos contrários.

O sistema em redes de “vinculos fracos” que derrubam o site do Paypall e do Visa senhor Cladwell, também não é para bunda-moles, não é militancia fraca, visto que tais ações colocam a policia dentro da casa desses hackers,outro exemplo: garotos que de dentro do complexo do alemão em meio a tiroteio mandando mensagens para for a também não me parece coisa de bunda-mole, ou o nosso amigo Latuff que está sempre sendo coagido por forças do poder por fazer charges, militancia subjetiva; ou pra finalizar a clássica revolta dos pinguins, onde estudantes chilenos secundaristas fizeram uma ocupação estudantil em escolas e conseguiram ganhar a visibilidade para o mundo atraves dos blogs, e conseguiram estruturar-se e saber de tudo que acontecia em cada escola por uma rede de chats e messengers.charge_mendigos_natal

Entendo o que o sub-comandante marcos quer dizer ao declarar que a quarta guerra mundial é a guerra da comunicação. E nesta guerra o sistema de vinculos fracos é uma potencia, pois é um exército sem líderes e sem faces definidas, é o jogo de gô.

Bom fugi demais ao tema de natal, mas de certa forma foi proposital, não creio neste sentimento datado de amor familiar. O natal é a compaixão com data marcada, assim como o carnaval é a semana que devemos ser felizes, pois nas outras semanas voltaremos a ser uma sociedade sectária, repleta de subempregados, desempregados, mendigos, gente pobre que é maltratada por ser pobre, a não ser que tentemos de verdade mudar esta situação, afinal o ser humano deve ter compaixão e felicidade todos os dias que forem possíveis.

este texto foi escrito a muitas mãos.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Rodrigo! Deixar claríssimo o quanto me inspirou a foto do Latuff (e a expressão daquele irmão ao seu lado). (o de azul). (esse).
    E então me surpreender com o quanto esse teu texto, Rodrigo Bertame, serve e servirá de Inspiração a cada sincero minuto.

    "o ser humano deve ter compaixão e felicidade todos os dias que forem possíveis."

    ResponderExcluir