FÓRUM ESTADUAL EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA






POR LIDIANE MONTEIRO

No dia 23 de fevereiro de 2011, às 14 horas, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ -, foram lançados os fundamentos do Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública. O encontro é a tentativa de rearticulação do amplo movimento nacional que congregou várias entidades interessadas na questão educacional, durante a Constituinte e, posteriormente, reivindicou a necessidade de uma nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). Este, o Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, assegurou conquistas, como o dever estatal e o direito universal à educação. Todavia, obteve fracassos na disputa com os setores privados e religiosos, principalmente no que tange à destinação de verbas públicas.
A retomada do Fórum no Estado do Rio de Janeiro sugere um novo vigor à organização coletiva dos profissionais da educação, independentemente do seguimento de trabalho. As reformas educacionais em grandes pacotes ou graduais indicam a acentuada privatização, via parceria público-privada e políticas de minimização dos gastos públicos, quebra da isonomia docente, pelo sistema de bonificação e produtividade, entre outros.
O dez princípios lançados na UERJ retomam justamente o conhecimento acumulado pela organização coletiva ao longo das últimas décadas. A sociedade civil está convocada.
Sejamos educadores. E apareçam, Pedagogos.

Para ficar ligado:

Artigo disponível na internet:
Fórum nacional em defesa da escola pública na LDB: a questão da docência
(Fabiana Castelo Valadares, Marisa Lopes da Rocha)

Participe!

Venha organizar a luta em defesa da Educação Pública!
contatofedep@gmail.com

Plenária do Forum Estadual em defesa da Escola Pública. – nesta terça!
15 de Março 2011



Hora: 18 horas
Local: Sede do SEPE-RJ ( Rua Evaristo da Veiga, 55 – 8º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ)


--------------------------------------------------------------------------------------------------
E ainda:
CALENDÁRIO DE PARALISAÇÃO CONJUNTA DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO


24 de fevereiro a 26 de março: Corrida às escolas, atos descentralizados e assembléias locais;

01 de março: Corrida aos gabinetes da Alerj para entrega de dossiê contendo a situação dos funcionários administrativos.

23 de março: Ato dos funcionários Administrativos na SEEDUC, às 14h;

23 de março - 18h no Sepe: Conselho Deliberativo da rede municipal;

26 de março: às 9h, plenária de professores docentes II e, às 10h, Conselho Deliberativo da rede estadual (os dois eventos, no auditório do Sepe Central);

31 de março: Dia de Luta em Defesa da Educação Pública. Com paralisação de 24 horas nas redes estadual e municipal do Rio, assembléia geral (local a divulgar) e ato no Centro do Rio.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. É muito importante discutirmos sobre educação. Ainda mais neste Estado "policialesco" do Rio.

    ResponderExcluir