Primeiramente gostaria de expor algumas considerações pessoais.
Para minha surpresa o número de pessoas que aderiram ao ato contra Obama foi muito maior dos que estavam na Cinelândia para defender o presidente americano. Pelo visto a campanha midiática pró-Obama está começando a falhar. Problemas como falas caricatas, posturas panfletárias nocivas e segmentação das forças políticas que estavam no ato não deixaram de acontecer. No entanto, eu esperava um ato muito mais esvaziado e problemático. Para mim foi um ato razoável.
Vamos passar agora para as informações mais gerais sobre a manifestação.
O ato de protesto que unificou todas às forças políticas de esquerda foi marcado para as 12 horas na Glória sob as pautas: “Em defesa do Pré-Sal”, “contra as prisões arbritárias de militantes políticos que ocorreram no último ato contra a vinda do Obama ao Rio” e “contra o ataque militar internacional a Líbia”.
No largo no Machado desde as 10 horas militantes do PSTU já se agrupavam para protestar e vieram se anexar ao ato na Glória posteriormente. Dali o movimento unificado com um grosso número de pessoas saiu em direção a Cinelândia protestando de forma pacífica, determinado a caminhar até o ponto que fosse possível ir sem precisar entrar em confronto com as forças policiais. Na altura da lapa o ato foi interrompido, pois a polícia montada e a tropa de choque já tinham interditado o acesso a praça da Cinelândia.
Alguns militantes que furaram o bloqueio continuaram na Cinelândia, mas a maioria dos que estavam se retiraram.
Amanhã às 17 horas haverá um novo ato na Cinelândia. Todos estão convidados a lavar com sabão e água a praça da Cinelândia. Um ato simbólico contra a pútrida presença do Presidente do império americano ao Rio de Janeiro.
Abaixo fotos do Ato
Fotos: Coletivo C4
3 Comentários
É isso aí meu camarada! Para mim o ato foi positivo, pricipalmente pela unidade da esuerda.
ResponderExcluirAmanhã estaremos na cinelândia lavando o chão que o César, disfarçado de plebeu, pisou.
Vitor Fernandes
o césar maia?
ResponderExcluirEstas fotos são deste século? parece mais uma manifestação dos anos 60. Ainda existe esse partido, PSTU?
ResponderExcluir