Ônibus no Rio de Janeiro, Solução ou Bullying?

PAESONIBUS

Enquanto a inflação gira em torno de 6,56% , nossa estimada prefeitura decide criar um aumento de 10% no valor da passagem do transporte urbano, Aumento este que significa no bolso de um trabalhador que ganha salário mínimo e utiliza apenas uma condução para voltar para casa, o gasto  aproximado de 20% do seu salário.

Este mesmo trabalhador cuja renda é de um salário mínimo se precisar de moradia não tem muito para onde correr, visto a supervalorização imobiliária que abraça o Rio de Janeiro; sobra a ele pouquíssimas opções como favelas (algumas só, pois as mais centrais já estão sendo acariciadas pela especulação imobiliária) ou morar em locais muito distantes do centro da cidade.

Sim ainda podem tentar comprar uma casa pelo Minha Casa Minha Vida, mas ainda assim graças a renda que possuem, será em um local muito distante.

Este trabalhador hoje está feliz, optou por uma casa financiada pelo Minha Casa Minha Vida em Santa Cruz,  bairro gostoso do Rio e muito bonito, a única coisa que estraga é aquela poluição chata da TKCSA que a FIOCRUZ diz ser cancerígena, mas segundo a CSA é só papo de taxista da FIOCRUZ, (afinal o que a FIOCRUZ pensa que é para acusar uma empresa como a TKCSA?).

Voltando, este trabalhador vive mais tranquilo por ter um teto, pena que seu serviço está a aproximados 65Km longe de sua casa, que em um onibus na hora do rush pode chegar a representar umas duas horas e meia a três horas de viagem somando-se uma ida e volta cerca de 5 horas de viagem a 6 horas são usadas pelo trabalhador e entre este tempo ele gasta cerca de 8 horas trabalhando.

Quando este trabalhador fecha seu orçamento a conta é bem simples:

dos 100% que ganha 80% ele ganha para trabalhar 8 horas do dia dele e 20% ele paga para se locomover obrigatoriamente por 5 a 6 horas do dia dele (quase o mesmo tempo que trabalha), somando assim um total de 14 horas gastas para fazer um salário de  512 reais (já descontados valor de passagem do salário mínimo). 

Entendemos que um dia de vida tem 24 horas, isso significa que ainda temos 10 horas para fazer tudo o que não fizemos durante o dia por estarmos trabalhando ou andando de ônibus. que são divididas entre dormir e afazeres diversos.

Este trabalhador pode melhorar de vida caso decida se esforçar , estudar, buscar outros caminhos, esta é a filosofia liberal (está de todo errada? não, afinal temos exemplo de pessoas que conseguem), pena que ele só terá para isso 2 horas diárias da sua vida e simplesmente dinheiro nenhum para investir, então seguirá assim sua rotina na esperança metafísica de que o milagre lhe salve, pois nestas condições só o milagre o salvaria.

Esse trabalhador é o resultado de um planejamento urbano que não foi feito pensando nele, e que a partir desta segunda feira dia 2 de janeiro de 2012  pagará uma passagem 10% mais cara do que na sexta feira passada.

Querendo conhecer mais  um pouco de que é o sistema de transporte do Rio leia : Empresas de onibus driblam licitação – O GLOBO

 

Postar um comentário

0 Comentários