No último domingo, 14/04/13, houve uma reunião de cineclubistas no Centro Cultural Donana, no bairro de Piam em Belford Roxo. Chovia. Pensei que poderia não ser uma boa ir, ficaria em casa vendo filme e bebendo as cervinhas que já estavam na geladeira. Belford Roxo é longe, né? Só que eu já tinha marcado de ir com bastante antecedência, e seria uma reunião bem importante pra cultura local. Tinha muito tempo que eu estava de ir pra lá. Mas peraê, Belford Roxo é tão longe assim mesmo?
Eu vou, pensei, posso até chegar atrasado mas vou. Meti o pé pra Brasil pra pegar o 800. Ih, vai demorar pra vir o busu né? Não. Chegou em 10 min. Mas pra chegar vai demorar, né? Não. Chegou em menos de meia hora. E Piam é depois do Centro. Mas ué, Belford Roxo não era longe? Se era, então esqueceram de avisar à cidade.
.jpg)
Ao final do encontro foi inaugurado o primeiro ponto do MBL – Movimento Bibliotecas Livres, que estiliza um caixote de madeira, destes que se compra a $2 na xepa da feira, e disponibiliza-se livros ali, tanto pra troca ou pra apropriar-se mesmo, e então este caixote, que agora é uma estante, pode ser posto em qualquer lugar da cidade pra que leve os livros até onde estão os cidadãos.
.jpg)
.jpg)
Belford Roxo não é tão longe, e nem tão feia quanto te fizeram acreditar, e ainda tem um movimento cultural articulado por artistas com seus trabalhos estabelecidos, a cidade de Belford Roxo merece uma visita, e o Centro Cultural Donana também.
1 Comentários
Belo trabalho , Hugo ! grande iniciativa sua de firmar o elo a liga entre dois pólos efervescentes culturais : Baixada-Zona Norte. Eu e Monique Brasil participamos do Sarau Donana organizado pelo Coletivo Pó de Poesia de Marcio Rufino, Ivone Landim, Camila Senna entre outros. adoramos o local e o Sarau. As pessoas os frequentadores são ávidos por Arte. E estão atentos a cada manifestação artística. As pessoas são bastante receptivas e acolhedoras. Piam é um Quilombo Concreto de Resistência Cultural. Assistimos aos filmes produzidos pelo Coletivo. Filmes excelentes e qualitativos. Reitero a ti, Hugo , a parabenização dessa sua Grande Iniciativa de fortalecer a ARTE de sua Própria Origem = O POVO O POVO = nós que produzimos com muita determinação e respeito por ELA.
ResponderExcluirAxé, Subúrbio em Transe
Coletivo Pó de Poesia
&
Camaleões do Subúrbio !