Cultura em Belford Roxo

No último domingo, 14/04/13, houve uma reunião de cineclubistas no Centro Cultural Donana, no bairro de Piam em Belford Roxo. Chovia. Pensei que poderia não ser uma boa ir, ficaria em casa vendo filme e bebendo as cervinhas que já estavam na geladeira. Belford Roxo é longe, né? Só que eu já tinha marcado de ir com bastante antecedência, e seria uma reunião bem importante pra cultura local. Tinha muito tempo que eu estava de ir pra lá. Mas peraê, Belford Roxo é tão longe assim mesmo?

Eu vou, pensei, posso até chegar atrasado mas vou. Meti o pé pra Brasil pra pegar o 800. Ih, vai demorar pra vir o busu né? Não. Chegou em 10 min. Mas pra chegar vai demorar, né? Não. Chegou em menos de meia hora. E Piam é depois do Centro. Mas ué, Belford Roxo não era longe? Se era, então esqueceram de avisar à cidade.

Desci no ponto que fica na esquina da rua do centro cultural. Bem fácil de achar. Encontrei cerca de 20 pessoas debatendo sobre cultura, a maior parte artistas da região. Debatemos a possibilidade de integrar a cultura com meio ambiente, sobre experiências cineclubistas e sobre a história do centro cultural, foi anunciado também o retorno do cineclube Donana e a criação de um cineclube infantil. Foi anunciado também um crowdfunding para ajudar na manutenção do espaço.

 Ao final do encontro foi inaugurado o primeiro ponto do MBL – Movimento Bibliotecas Livres, que estiliza um caixote de madeira, destes que se compra a $2 na xepa da feira, e disponibiliza-se livros ali, tanto pra troca ou pra apropriar-se mesmo, e então este caixote, que agora é uma estante, pode ser posto em qualquer lugar da cidade pra que leve os livros até onde estão os cidadãos.

Houve também uma conversa de parceria pra levar alguns coletivos culturais de Irajá e Vista Alegre - como o Subúrbio em Transe, o Suburbagem e o Camaleões do Subúrbio - para apresentação no Donana, e também dos artistas de Belford Roxo se apresentarem nos espaços culturais de Irajá e Vista Alegre.






Pra partir voltei de 728, que achei que demoraria mais por dar mais volta, mas que me deixaria mais perto de casa. Sim, me deixou mais perto de casa, mas também não demorou tanto assim. 

Belford Roxo não é tão longe, e nem tão feia quanto te fizeram acreditar, e ainda tem um movimento cultural articulado por artistas com seus trabalhos estabelecidos, a cidade de Belford Roxo merece uma visita, e o Centro Cultural Donana também.




PS: "Esta é uma série de 4 peças de uma campanha que foi lançada hoje voltada pra valorização da cidade de Belford Roxo"



Postar um comentário

1 Comentários

  1. Belo trabalho , Hugo ! grande iniciativa sua de firmar o elo a liga entre dois pólos efervescentes culturais : Baixada-Zona Norte. Eu e Monique Brasil participamos do Sarau Donana organizado pelo Coletivo Pó de Poesia de Marcio Rufino, Ivone Landim, Camila Senna entre outros. adoramos o local e o Sarau. As pessoas os frequentadores são ávidos por Arte. E estão atentos a cada manifestação artística. As pessoas são bastante receptivas e acolhedoras. Piam é um Quilombo Concreto de Resistência Cultural. Assistimos aos filmes produzidos pelo Coletivo. Filmes excelentes e qualitativos. Reitero a ti, Hugo , a parabenização dessa sua Grande Iniciativa de fortalecer a ARTE de sua Própria Origem = O POVO O POVO = nós que produzimos com muita determinação e respeito por ELA.


    Axé, Subúrbio em Transe
    Coletivo Pó de Poesia
    &
    Camaleões do Subúrbio !

    ResponderExcluir