O Vândalismo é Bárbaro!

Bem, não sei por onde começar, pois são tantas locuções e dissertações desatinadas que me perco tentando retrucar de uma vez só. Pois bem, já virou rotina escutar vandalismo pra lá e pra cá, alias conseguiram achar uma palavra que ficou mais na moda do que "coxinha"! O que seria vandalismo no sentido denotativo? "s.m. Ato de vândalo: Destruição de obras de arte, de objetos importantes, por ignorância, selvajaria ou falta de gosto." (retirado do dicionário online).
 Vamos voltar a uns anos atrás, sendo bem eufemista. Não sei se lembram mas a palavra vândalo é derivada de um povo bárbaro. Vocês se evocam das invasões e ataques bárbaros ao Império Romano? Então, a palavra vandalismo veio deste contexto. Mas o que seria vandalismo para nós hoje? Botar uma camisa na cara para poder respirar, ou decidir retrucar a agressão por auto-defesa?
 Achei jovial um texto que li há pouco tempo chamando os anarquistas de fascistas, isso só prova uma coisa, as pessoas não prestaram atenção aos meros minutos de aula de história sobre tal assunto, ou nunca abriram um livro de história na vida.
 "Os manifestantes jogam bombas e coquetel molotov e isso nos desmobiliza" Tal frase soa como se nós quiséssemos atacar os próprios manifestantes, e não polícia. Os títeres do Estado (como eu gosto de chamar) tem suas bombas de longo alcance e tais adereços fazem a gente dispersar, o que queremos é nos defender e resistir, a resistência não cairá de um milagre. Se não igualarmos as forças, a gente cai e cai bonito!
 Pacifismo é algo que eu acho lindo, quando recíproco, alias não podemos cair nessa pois se você está se manifestando contra o Estado e o governo, você já não está sendo pacífico.
 Por que tem que ter um lado certo e um lado errado? Estamos lutando pelos mesmos direitos, criar conflitos com os próprios manifestantes desmobiliza muito mais do que a tentativa de tacar coquetéis nas autoridades.
 "Tira essa blusa da cara, mostra a cara", falar isso pra quem não tem spray de pimenta e que não vai te prender é fácil, agora vai lá, fala pro fardado tirar a camisa da cara e colocar a identificação na farda. Vamos recordar que policial sem identificação pode ser punido, e será que eles são? Pois a maioria não usa.
 Depredar: não entendo como as pessoas se melindram tanto com tal ato. O governo depreda muitas moradias para construir ambientes fúteis, quantas famílias já foram despejadas sem terem se quer um rumo, ou sem poderem ter, porque o governo quis por um novo comércio em tal local?
 Alias por que lá fora é tão bonito as depredações e conflitos entre policial e manifestante? Não digo nem lá fora, mas em outros contextos históricos, até mesmo o nosso. Não adianta dizer que era outro momento, a gente sempre viveu numa ditadura, estamos sim em uma ditadura do capital, e temos que sobreviver a ela e só vamos sobreviver a derrubando, ou seja, revolucionando.
 Continuem denunciando manifestantes, aí sim vamos ver se o que você "almeja" tanto será alcançado. Fascismo é querer expulsar ideais da luta, é querer totalizar a pauta. Fascismo também é a truculência injusta datada pelo Estado e seus bonecos.
 Vandalismo é o que a Bancocracia faz com o nosso cotidiano, ela destrói sonhos, ela destrói a capacidade da sobrevivência de quem não está nos moldes da sociedade.
 Injustiça é acordar todo dia sem ter o que comer, é viver num ciclo vicioso da desigualdade.
 Agora ser humano é sim "lutar criar, poder popular" para poder revolucionar!


SAPERE AUDE! (ouse pensar)
(fotos por Diego Felipe)

Postar um comentário

1 Comentários