Um papo reto para todos os estudantes.

Esta mensagem é para você estudante! Que estuda nas escolas públicas ou pequenas escolas privadas de nosso país. Um papo reto que dificilmente vão te dar ao longo da sua vida de estudos.
Você está inserido em um modelo de ensino que tem como único objetivo te preparar para o mercado de trabalho e vida social pacata. A escola para a maioria da população que é pobre, e ao qual você está incluído, funciona para manter as relações de poder tais como estão. Uma pequena elite dominante e todo o resto submisso a ela. A elite possui amplo acesso a erudição, para aprender a dominar e controlar o povo. Você só está na escola porque os donos do poder precisam de trabalhadores que tenham o minimo de conhecimento, pois até para os cargos mais baixos da escala do trabalho é necessário algum conhecimento. Ler, escrever e fazer contas é fundamental para que vocês sirvam as empresas e seus donos. Mas nada muito além disso.

Não é a toa que matérias críticas não sejam a prioridade, por exemplo: pra que vocês precisam estudar filosofia e sociologia? Para perceber o sistema de exploração e dominação e se revoltar? Não, o sistema precisa de analfabetos funcionais e de apertadores de parafuso que obedeçam passivamente seus chefes. E que sonhe inutilmente ser mais do que que isso.

Também não é a toa que centros culturais, museus, teatros e bibliotecas não são comum nos subúrbios e favelas. O conhecimento sempre foi uma arma, e quem está no poder não iria de forma alguma entregar de bom grado esta arma para aqueles que eles dominam. No passado, a educação formal era restita as classes dominantes, na sociedade contemporânea o povo precisa de alguma informação para poder trabalhar. Mas este conhecimento tem de ser limitado ao máximo.

Políticos de todos os tipos prometem melhorias na educação. Mas a verdade é a seguinte! Quem deseja manter o sistema tal como ele é necessariamente quer a escola tal como ela é.

Estar do lado da educação é estar lutando contra a sociedade de classes que temos.


Postar um comentário

0 Comentários