Negacionismo de esquerda.

 


 
    A internet está bombando com o anuncio do presidente russo Vladimir Putin sobre a milagrosa vacina contra o coronavírus. Por diversos sites e páginas de esquerda vemos o discurso de vitória contra o imperialismo americano. Mais um elemento de uma narrativa sobre a Rússia de Putin que é muito replicada na internet, sobretudo entre a esquerda. Parece que para alguns exaltar o governo conservador e autoritário do ex agente da KGB se tornou um artifício mental de satisfação frente a uma conjuntura de crises generalizadas. Prefere-se acreditar que este governo capitalista fundamentado em sistemas empresariais mafiosos e no poder religioso dos cristãos ortodoxo do que tentar olhar para além das dos poderes que temos estabelecidos no globo. 
    É claro que temos de torcer para que qualquer vacina que aparecer seja um sucesso. será que existe tanta diferença entre acreditar em uma "milagrosa vacina" anunciada sem o devido respaldo de estudos e testes públicos, e acreditar que remédios de verme e cloroquina cura COVID? Por que adotar como inimigo mortal um projeto político conservador, machista e homofóbico no Brasil enquanto se cultua outros projetos similares mundo a fora?
    Não é ato a similaridades da chuva de memes exaltando Putin e Bolsonaro, em muitos sentidos estes governos são parecidos. E quem cultua o "mito" do Putin como salvador das nações livres do mundo esperando brotar uma futura nova URSS dos embates comerciais entre as potências do globo é tão delirante quanto a extrema que vê comunismo e ameaça até na roupa da Mônica. 
    Passou da hora de desconstruirmos mitos e salvadores, é hora de olhar para além destas cartas que estão na mesa.  

Postar um comentário

0 Comentários