Quem são os alienados?

Esse conceito que na estrutura marxista expressa a capacidade que o sistema de produção teve de tornar o trabalhador alheio ao produto final dando a ele o poder sobre apenas parte do processo da produção.

Porém, o senso comum generalizou o alienado e transformou-o em um ser outro, o diferente. O alienado que o senso comum contempla, e neste senso comum incluo a militancia.

O que a militancia classifica pelo senso comum como alienado se torna assim uma ressignificação, que a meu ver não exprime nem o sentido marxista do termo (que seria a base de influencia teórica dessa militancia) e nem uma ação coerente de, por parte da militancia, se entender como companheiros no processo de expropriação ads forças de trabalho.

A militancia usa o alienado como saída fácil para explicar quaisquer comportamentos sociais que não caibam na caixinha pré programada das pautas da mesma. Isso é se você não representa X ou eu não consigo explicar porque X não é Y, eu (o militante) te encerro na caixinha do ALIENADO.

Com isso eu ganho o conforto divino de não precisar compreender a complexidade do teu modo de pensar e conceber a vida, da mesma forma que me mantenho na posição vanguardista da iluminação que um dia você compreenderá.

Com isso seguimos todos um bando de pessoas expropriadas pelo poder, sendo que divididas entre um universo de gente que consideramos alienados e que se afastam da gente porque consideram a gente um bando de "iluminados" soberbos pau no c*

Esse povo que chamamos de alienados encontra acolhimento em outras redes de pessoas e de saberes, redes estas que vão nos colocando numa bolha muito bem demarcada.

Postar um comentário

0 Comentários