O documentário "O dilema das redes" da netflix e os limites da critica liberal.

    O Documentário "O dilema das redes" da NETFLIX é um material áudio visual interessante por trazer uma reflexão sobre alguns problemas políticos e sociais trazidos pelas redes sociais, mas que não ataca a raiz do problema que está ligado a apropriação da tecnologia pelo capitalismo. Com certeza a obra vai fazer muito sucesso, pois muitas pessoas querem encontrar um "bode expiatório" para culpabilizar frente as mudanças radicais que abalam o globo. 
    Faz tempo existem reflexões muito mais avançadas sobre esta temática sendo feitas por pensadores e ativistas ligados movimentos como o softwares livres, redes mesh e toda uma série atividades fundadas na produção colaborativa e no Comum. Os "novos profetas" do "apocalipse tecnológicos" que se escoram em reducionismo ludistas nada tem a nos oferecer. Tão pouco os liberais que defendem uma era de "capitalismo humano" na internet através da implementação de regulamentações para as redes e do desenvolvimento da consciência moral das empresas. 
    O caminho mais interessante frente ao que estamos vivendo não tem nada a ver com estas respostas superficiais ao problema, mas sim com o desenvolvimento de uma educação voltada a criticidade e autonomia. Casada com um movimento de radicalização do caráter distribuído da internet em direção a superação dos limites e obstáculos colocados pelo controle comercial das redes.

Para saber mais:
Redes Mesh
 Tudo é remix.
O ponto cego do dilema das redes.
 Falso dilema das redes.
Não, as redes sociais não estão destruindo a civilização.
O Dilema das Redes 

Postar um comentário

0 Comentários