Filme Guarani Mbyá


No dia 18 de julho de 2008, a aldeia guarani Mbyá, Tekoá Itarypu, foi criminosamente incendiada. As ocas, a escola das crianças, instrumentos, livros sagrados, quase nada restou ao fogo. No dia 13 de setembro desse mesmo ano foi comemorada a reconstrução da aldeia sob o nome de Tekoá Mboy-ty, e a esperança da aldeia e de seus apoiadores foi reacesa.
Palavras do criador do filme.
"Disponibilizo o filme que fiz sobre os guaranis Mbyás de Camboinhas, a filmagem ocorreu durante a reinauguração da aldeia, depois de um incêndio criminoso orquestrado pela especulação imobiliária da região (apartamentos avaliados em até 1 milhão de reais!) 

Eu espero que o filme possa ser usado nas escolas, sindicatos, CAs, nas comunidades, e em todos os lugares onde a luta dos guaranis sirva de "exemplo" para as resistências ao poder capitalista, gerando uma rede de contrapoderes capaz de derrotá-lo. Uma luta de afirmação pela diferença, de preservação de costumes seculares, da poesia que os colonizadores tentaram destruir, e de reinvenção contínua da vida. 

A única coisa que peço, gentilmente a tod@s vocês, é que ele não seja comercializado." 

Postar um comentário

0 Comentários