VEJA DE VINGANÇA

Esta é a primeira postagem aqui a respeito da movimentação social que está ocorrendo no Centro da Cidade do Rio de Janeiro; o Ocupa Rio; inspirado nos movimentos mundiais resultantes da crise global do Capitalismo nos Países Centrais, umas centenas de jovens críticos ao sistema  se unem em uma estrutura horizontalizada, plural e que visa a construção.

De primeiro momento, muitos de nós, acostumados com as lutas sociais, os movimentos as estruturas partidárias não conseguimos compreender muito bem o conceito, afinal o que está sendo proposto?
Sim não há uma frase clara, mas há claramente uma estética que quando bem lida pode nos trazer alguma compreensão: Apropriação de espaço urbano, cozinha comunitária, estruturas de comércio sem dinheiro, questionamentos de consumo desenfreado e produção de lixo, mil cartazes pintados por pessoas sem um líder centralizador com frases que demonstram aos que passam sua crítica principal:  Estamos cansados do Capitalismo.

O movimento então começa a se constituir, para nós do coletivo C4 não nos parece uma forma de protesto mas sim como um espaço aberto de debates trocas e comunicações diversas, o qu vemos na Cinelândia-RJ um verdadeiro Fórum Social da Cinelândia, local onde diversidade e pluralidade buscam constiuir novos pensamentos políticos.

Bom neste domingo pela manhã uma caminhada me faz bater de frente com a capa de um tablóide brasileiro tradicional e ver nela estampada um dos Símbolos do movimento; o querido personagem anárquico que rouba a mídia  tradicional e destrói as forças de poder permitindo que o povo elabore um mundo novo. Estampar a face de seus inimigos como monstros perigosos e ameaças a esta sociedade é algo corriqueiro na VEJA, mas ver o personagem que representa tudo que a VEJA  mais teme ser utilizado como um simbolo da luta desta revista para tentar retirar o governo petista do poder em favor de um governo psdbpsddemista no poder realmente nos fez pensar se estávamos bebados.

O que aquilo representava? será que conseguimos dominar a mídia? será que o tablóide neo liberal havia mudado de posição e assumido a esquerda?  ou o mais provável, será que como todo bom tablóide não reescreveu e desconstruiu o movimento que ainda está em construção para utilizá-lo ao bel prazer.

O ocupa Rio pode ainda não ter mostrado claramente uma proposta, talves porque a principal proposta a se constituir venha a ser a troca de idéias, o debate e a comunicação entre algumas diversidades que vagavam em um não-lugar mas que possuem algum grau de crítica social, sejam novos militantes, sejam militantes já com uma certa estrada, estão por lá.

Vemos acontecer no Ocupa Rio, entre a maioria dos debates um ponto comum muito forte: o desejo do fim do capitalismo como sistema estrutural do planeta. e o que vemos é um fórum de pessoas interessadas nisto.

"Não haverá democracia real no Brasil enquanto não forem democratizados os meios de comunicação, enquanto algumas poucas famílias deixarem de querer falar e nome do país e da grande maioria da população, que vota contra e derrota sistematicamente os candidatos que essa mídia apoia." - Emir Sader.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. "talvez" com "z", amigo. :)

    ResponderExcluir
  2. Bertamé,

    semana que vem, quando eu for assistir ao Metamorphosen do Richard Strauss no Municipal não quero ver a praça suja pelo pessoal do Ocupe Rio, ok? Manda limparem tudo direitinho.

    abração:

    PS: Ótimo texto, está escrevendo muito bem; só falta mudar o conteúdo. Não queria ver o seu talento disperdiçado em jornais de esquerda que vendem lá na Cinelândia, ok?

    LH

    ResponderExcluir
  3. po iço, eu sempre erro esse negócio de z e esse.

    -----

    é LH, mas acho que eles não irão sair não, a não ser que eliminem o capitalismo do mundo.
    agora vejamos nós né , um grupo de garotos de pouca ou nenhuma experiencia em militancia, ou organização de encontros, fóruns ou coisas do tipo, está conseguindo mobilizar e mexer mais com as pessoas que muitas manifestações tradicionais por ae.

    mas como eu disse a parada está lá mais como um fórum de debates a céu aberto.

    ResponderExcluir
  4. http://sup-poetafeliperey.blogspot.com/

    ResponderExcluir