Cubanos anticapitalista e libertários.

Em nossa viagem de pouco mais de uma semana a Cuba podemos conhecer um pouco deste país especial. Para além dos perceptíveis problemas da atual economia mista e da "nostalgia" dos símbolos socialistas das propagandas do poder governamental tivemos o prazer de conhecer um outro paradigma de pensamento e iniciativa no país. Conversando com os Cubanos anticapitalistas e libertários do "Observatório Crítico de Cuba" podemos sentir que existem outras reflexões e possibilidades a por vir para Cuba, que não se limitam ao "dualismo" do poder estatal tal como o dado e o poder predatório do capital global.

O Observatório Crítico de Cuba possui projetos que incluem: trabalho para a não-violência, a luta contra o racismo, direitos LGBT, a recuperação do patrimônio nativo indígena e afro-cubano, ambientalismo, desenvolvimento da cultura Open Source, as comunidades de Apoio Mútuo Saúde Mental, apoio educacional para crianças através de jogos não-competitivos e não adultocéntricos, pesquisa cultural. Tendo em mente a promoção do socialismo autogestionário propostas de desenvolvimento para construir o futuro de Cuba a partir da perspectiva libertária. 

Ainda sobre o grupo.

Alguns vídeos sobre o observatório.

Site de campanha de arrecadação de fundos para o grupo.

Em breve estaremos começando a organizar nosso documentário de reflexão sobre a ilha, a entrevista com o observatório é parte importante do projeto.


Por: Diego Felipe

Postar um comentário

0 Comentários